Close

Você sabe o que são Fontes Históricas?

Para saber o que são fontes históricas, precisamos primeiramente entender que, ao desempenhar seu trabalho, o historiador faz um trabalho minucioso de pesquisa, esperando encontrar vestígios do passado que possam ajudá-lo a decifrar e entender a história. Esses vestígios são o que chamamos de fontes históricas. Em outras palavras, as fontes históricas são documentos que, através de seus sinais e interpretação, permitem que o historiador possa reconstruir e recontar a história.

Fontes como mapas, pergaminhos, jornais, cartas, diários, objetos, pinturas, utensílios, ferramentas, armas, esculturas, ossos humanos e de animais, e ainda fontes advindas de lendas e contos antigos trazidos pela tradição oral foram deixadas pelo mundo todo e encontrá-las faz parte de um processo grandioso, no qual outras áreas acabam envolvidas – como as da Antropologia, Paleontologia, Psicologia, Arqueologia, Paleografia, Heráldica, Numismática e outras tantas ciências capazes de auxiliar nesses estudos. É válido ressaltar, portanto, que as relações entre diversas fontes falam muito mais que uma fonte histórica isolada e que elas podem ter mais de uma interpretação.

Para entender melhor, veja exemplos de fontes históricas da Primeira Guerra Mundial, através dessa matéria sobre o projeto Europeana 1914 – 1918, um gigantesco museu digital, onde milhares de documentos desse período estão disponíveis com livre acesso.

 

Livros sobre Fontes Históricas

FONTES-HISTORICAS O-HISTORIADOR-E-SUAS-FONTES 

CAPA HISTORIA METODOLOGIA_WEB CAPA HISTORIA ORAL

Comentários

comentário(s)