Close

O chanceler e a história da América Latina

Conhecer os vizinhos é essencial para a diplomacia Por Maria Ligia Prado para Folha de S.Paulo O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, reformulou o currículo do Instituto Rio Branco, escola de formação dos diplomatas do Itamaraty, determinando mudanças controversas. Dentre elas, a mais questionável é a exclusão da disciplina História da América Latina,…

Espere o melhor. Prepare-se para o pior. E receba o que vier | Rubens Marchioni

ISSO SIGNIFICA PREPARAR-SE muito bem, porque alguns resultados dependem do esforço que fizer. Em Por que fazemos o que fazemos, o filósofo Mário Sérgio Cortella adverte: “Algumas religiões, entre elas a judaico-cristã, nos falam sobre o Juízo Final, o momento em que uma divindade virá fazer as grandes perguntas para julgar nossa vida, se ela…

Sem tempo | Luciana Pinsky

Começa, como deve, cheio de possibilidades: indicativo, presente. Alcançou um perfeito pretérito, mas nada de futuro. Quando finalmente futuro, pretérito também, adoraríamos um fim de semana juntos. Mas cadê presente no meio para dar graça? Você fica, eu vou; você treina, eu só jogo. Ah, o eterno condicional. Se não fosse tanto subjuntivo a nos…