Close

Kaspar Hauser ou a fabricação da realidade | Izidoro Blikstein

De onde veio Kaspar Hauser? Quem matou Kaspar Hauser? Tais perguntas poderiam justificar O enigma de Kaspar Hauser, título brasileiro do filme Jeder für sich und Gott gegen alle (1974), do cineasta alemão Werner Herzog. E a verídica e obscura personagem tem, de fato, uma história enigmática que pode atiçar a curiosidade “detetivesca” do espectador:…

Faça download de um trecho do livro “A Amiga de Leonardo da Vinci”, de Antonio Cavanillas de Blas | Selo Marco Polo

Quem teria sido a mulher retratada por Leonardo da Vinci em um dos quadros mais impressionantes da história da arte? A Amiga de Leonardo da Vinci é o relato de uma mulher extraordinária, que viveu em uma das épocas mais apaixonantes da História e foi próxima de um dos homens mais fascinantes de todos os tempos.…

Xô, dúvida!

A distância ou à distância? Depende | Dad Squarisi

As locuções a distância e à distância são vítimas da incompreensão gramatical. Às vezes, o substantivo distância anda na companhia do artigo. Outras, dispensa o acompanhante. Vale o exemplo do aviso que aparece na traseira de ônibus e caminhões: Mantenha distância. Daí: À distância só tem vez se a distância for determinada: Vi Maria à distância de mais ou menos 100 metros. Os…