Close

Nasa publica documentos da missão que levou os primeiros homens à Lua

Nos 50 anos da primeira ida do homem à Lua, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) disponibiliza documentos que vão desde releases para a imprensa até fotografias e briefings da Apollo 11.

Agência Café História

No último dia 20 de julho de 2019, o mundo comemorou os 50 anos da bem-sucedida Missão Apollo 11, o voo espacial tripulado norte-americano que levou Neil A. Armstrong (Comandante), Edwin E. “Buzz” Aldrin Jr. (Piloto do M’dulo Lunar) e Michael Collibs (Piloto de Módulo de Comando) à Lua. Foi a primeira vez que seres-humanos pisaram em solo lunar. Entre 1969 e 1972, apenas 12 pessoas (todos homens norte-americanos) caminharam sobre a Lua. Desde então, ninguém mais esteve no satélite natural da Terra.

A tripulação da missão Apollo 11, da esquerda para a direita: Neil A. Armstrong, comandante; Michael Collins, piloto do módulo de comando; e Edwin E. Aldrin Jr., piloto do módulo lunar. Foto: Nasa.

Para comemorar o feito histórico, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) publicou novos documentos da Missão Apollo 11 na internet. São mais de 30 documentos inéditos digitalizados a partir dos originais. O material está disponível para download gratuito e está dividido em quatro categorias: (I) “Documentos pré-missão”; (II) “Lista de itens levados a bordo”; (III) “Documentos de bordo”; (IV) “Documentos pós-missão”. Para ver todo o material, clique aqui.

Os documentos são muito variados: releases para a imprensa, relatórios de operação da missão, regras da missão, informações técnicas, listas de verificação, transcrições técnicas, relatórios científicos, catálogo de amostras, fotografias, manual da câmera lunar, locais de referencia lunar, efeitos da missão e muito mais.

Professor comenta os 50 anos do homem na Lua

Em entrevista à rádio EBC, Aires Pergentino da Silva, professor de Física e Astronomia do Acre, comentou o aniversário da chegada do homem à Lua. Segundo o professor, esse é sem dúvida um feito histórico, a maior conquista de todos os tempos, que encerrou um ciclo grande que foi a 2ª Guerra Mundial. E marcou a conhecida Guerra Fria. Clique aqui para escutar a entrevista com Silva.

Fonte: CARVALHO, Bruno Leal Pastor de – Café História