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ISBN: | 978-65-5541-383-0 |
Formato: | 23 x 16 cm |
Lombada: | 0,8 cm |
Peso: | 0,253 kg |
Acabamento: | Brochura |
N. de páginas: | 160 |
Coleção: | Educação na Universidade |
No Brasil, a educação é um direito de todos e um dever do Estado. As políticas educacionais abrangem as ações tomadas para garantir esse direito de forma universal e com qualidade. Sabemos, porém, que a nossa realidade ainda não reflete tal objetivo. Assim, é de extrema importância que todos aqueles que já atuam ou queiram atuar na área de Educação conheçam os meandros da política educacional vigente e seu histórico. Dessa forma, o futuro profissional da Educação precisa conhecer como se estrutura o federalismo educacional, as competências de cada ente federado e as obrigações legais envolvidas na oferta da educação, além de conhecer a dinâmica orçamentária da educação. Os autores, ambos referências na área, trazem um olhar agudo da ação do Estado e dos governos para a elaboração e a regulamentação das políticas da educação.
Sobre a coleção: A coleção “Educação na Universidade” reúne obras introdutórias dedicadas às disciplinas básicas dos cursos de Pedagogia, Licenciaturas e áreas afins. Escritos em linguagem acessível por professores especialistas de Universidades de diversas regiões do país, os livros são voltados especialmente para estudantes de graduação, mas também para educadores que já lecionam. Além da tradição da Contexto, a Coleção conta com um conselho editorial de referência que garante a pluralidade de concepções e a qualidade das obras. O conselho é composto por José Sérgio Fonseca de Carvalho (USP), Marlucy Alves Paraíso (UFMG) e Rildo Cosson (UFPB).
ISBN: | 978-65-5541-399-1 |
Formato: | 16 x 23 cm |
Lombada: | 0,8 cm |
Peso: | 0,250 kg |
Acabamento: | Brochura |
N. de páginas: | 160 |
Coleção: | Educação na Universidade |
A gestão escolar envolve um processo de trabalho coletivo que perpassa a atuação de todos os profissionais da escola, abrangendo inclusive a comunidade. De que forma se dá a coordenação do trabalho coletivo? Qual o papel do princípio constitucional da gestão democrática do ensino público? Que função desempenha um projeto político-pedagógico? Como valorizar as diferenças na gestão? Como manejar verbas e garantir uma educação de qualidade? Essas e outras questões são discutidas nesta obra voltada a estudantes de Pedagogia e licenciandos, mostrando a importância de conhecer esse contexto maior que vai além dos componentes curriculares e da sala de aula. Afinal, ninguém poderá se tornar uma professora, um professor de verdade sem refletir sobre as relações de poder na escola, sem analisar como sua atuação se situa dentro dessas relações e como todas as demais pessoas nelas se situam. Tudo isso passa necessariamente pela gestão escolar.
Sobre a coleção: A coleção “Educação na Universidade” reúne obras introdutórias dedicadas às disciplinas básicas dos cursos de Pedagogia, Licenciaturas e áreas afins. Escritos em linguagem acessível por professores especialistas de Universidades de diversas regiões do país, os livros são voltados especialmente para estudantes de graduação, mas também para educadores que já lecionam. Além da tradição da Contexto, a Coleção conta com um conselho editorial de referência que garante a pluralidade de concepções e a qualidade das obras. O conselho é composto por José Sérgio Fonseca de Carvalho (USP), Marlucy Alves Paraíso (UFMG) e Rildo Cosson (UFPB).