Entrega | Frete | Prazo |
---|---|---|
Digite um CEP e clique no botão OK. |
1. Explorando o Discurso da Criança
ISBN: | 978-85-7244-857-4 |
Formato: | 16 x 23 cm |
Lombada: | 1,2 cm |
Peso: | 0,340 kg |
Acabamento: | Brochura |
N. de páginas: | 240 |
Assunto: | Língua portuguesa |
Este livro apresenta outro olhar para os estudos em aquisição da linguagem da criança: a partir dos trabalhos de Bakhtin e do Círculo, os autores discutem diversas questões sobre o tema. O foco é na linguagem da criança sob o viés dos estudos bakhtinianos. São apresentadas diversas situações de interação verbal entre crianças e adultos e entre crianças, em que se observam, por um lado, a concordância nominal, o uso do porquê e dos pronomes e, por outro lado, as atividades como o jogo, a escrita, a argumentação, a brincadeira e a narrativa. Ao longo da leitura, a obra expõe compreensões sobre a aprendizagem/aquisição de língua estrangeira e bilinguismo, explora a aquisição e o pensamento dialógico através de estudos sobre o discurso humorístico e irônico na linguagem infantil, investiga condutas explicativas e argumentativas produzidas na fala de crianças e, a partir das concepções de linguagem desenvolvidas nos escritos do Círculo de Bakhtin, coloca em foco a produção escrita infantil em contexto escolar. Por fim, esta obra se caracteriza pela reflexão de estudos prático-teóricos, apresenta uma abordagem diferente acerca da aquisição da linguagem (se considerarmos o que está disponível na bibliografia na área, em especial no Brasil) e contribui para o desenvolvimento de outras pesquisas, visto que o campo se revela fértil e ainda está por ser explorado.
ISBN: | 978-85-7244-830-7 |
Formato: | 16 x 23 cm |
Lombada: | 0,9 cm |
Peso: | 0,291 kg |
Acabamento: | Brochura |
N. de páginas: | 176 |
Assunto: | Língua portuguesa |
A Aquisição da Linguagem pode ser abordada por diferentes óticas. Neste livro, os autores reunidos demonstram, sob vários ângulos, como o olhar bakhtiniano pode auxiliar no entendimento sobre o processo de aquisição da fala das crianças. Interação, diálogo, dialógico, gênero, alteridade são noções fundamentais nesta obra, cujo foco é o misterioso universo da linguagem da criança. Esse mistério tem ainda muito a ser desvendado, entretanto as reflexões aqui empreendidas trazem algumas respostas – não apenas aos estudiosos da área, mas também a todas as pessoas que se interessam pela linguagem: educadores, psicólogos, fonoaudiólogos e, claro, os pais.