Entrega | Frete | Prazo |
---|---|---|
Digite um CEP e clique no botão OK. |
Autoras: | Ingedore Villaça Koch Vanda Maria Elias |
ISBN: | 978-85-7244-423-1 |
Formato: | 16 x 23 cm |
Lombada: | 1,4 cm |
Peso: | 0,394 kg |
Acabamento: | Brochura |
N. de páginas: | 224 |
Assunto: | Língua portuguesa |
Estabelecer uma ponte entre teorias sobre texto e escrita e práticas de ensino, com o diferencial de estudar a teoria com exemplos práticos de diversos meios de comunicação: essa é a proposta de Ingedore V. Koch - uma das maiores autoridades em Língua Portuguesa e Linguística do Brasil - e a professora Vanda Maria Elias em Ler e escrever. Atividade regida pelo princípio da interação, a escrita requer a mobilização de conhecimentos referentes à língua, a textos, a coisas do mundo e a situações de comunicação. Assim, com base em um conjunto de exemplos comentados - quadrinhos, propagandas, reportagens, crônicas, poemas, músicas e muitas produções de alunos de séries distintas - as autoras demonstram a aplicação dos conceitos teóricos abordados, favorecendo a sua compreensão e ressaltando sempre as peculiaridades de cada gênero textual. Dessa maneira, Ler e escrever complementa e dialoga com Ler e compreender: os sentidos do texto, das mesmas autoras e publicado pela Editora Contexto.
Autoras: | Ingedore Villaça Koch Vanda Maria Elias |
ISBN: | 978-85-7244-327-2 |
Formato: | 16 x 23 cm |
Lombada: | 1,4 cm |
Peso: | 0,384 kg |
Acabamento: | Brochura |
N. de páginas: | 216 |
Assunto: | Língua portuguesa |
Ingedore V. Koch, uma das mais importantes autoras de obras de Língua Portuguesa e Linguística em nosso país, com a colaboração de Vanda Maria Elias, apresenta neste livro seu pensamento sistematizado como uma ponte entre teorias sobre texto e leitura e práticas docentes. Escrito, principalmente, para professores do ensino fundamental e médio, Ler e compreender simplifica sem banalizar as concepções da professora Ingedore. A leitura de um texto exige muito mais que o simples conhecimento linguístico compartilhado pelos interlocutores: o leitor é, necessariamente, levado a mobilizar uma série de estratégias, com o fim de preencher as lacunas e participar, de forma ativa, da construção do sentido. Dessa forma, autor e leitor devem ser vistos como estrategistas na interação pela linguagem. O objetivo deste livro é, portanto, apresentar, de forma simples e didática, as principais estratégias que os leitores têm à sua disposição para construir um sentido que seja compatível com a proposta apresentada pelo seu produtor.
Pertinência das obras
Acompanho o trabalho da professora Ingedore há muitos anos, na minha atividade de docência da produção textual. A própria professora, recentemente, recomendou-me a leitura das obras. Ao receber os livros, percebi que são extremamente úteis para o ensino de Língua Portuguesa, pela clareza e variedade de exemplos que apresentam. Recomendo a leitura aos colegas.