Entrega | Frete | Prazo |
---|---|---|
Digite um CEP e clique no botão OK. |
Autora: | Maryanne Wolf |
ISBN: | 978-85-520-0144-7 |
Formato: | 16 x 23 cm |
Lombada: | 1,8 cm |
Peso: | 0,346 kg |
Acabamento: | Brochura |
N. de páginas: | 256 |
Assunto: | Interesse Geral |
O que acontece no nosso cérebro quando lemos? Como a multiplicação de telas nas nossas vidas afeta a forma como lemos? E quais os perigos – e oportunidades – da leitura digital? Essas questões são analisadas pela neurocientista norte-americana Maryanne Wolf. Com base em diversas pesquisas, a autora mostra a importância da leitura profunda na história da humanidade e como ela está ameaçada. Mas nos dá esperança: é possível educar as crianças para que sejam duplamente letradas, tanto em livros impressos quanto em leitura digital. Dessa forma, elas poderão aproveitar o melhor dos dois universos.
A neurocientista Maryanne Wolf recebeu diversos prêmios acadêmicos e é incansável defensora do letramento das crianças ao redor do mundo. Diretora do Center for Dyslexia, Diverse Learners, and Social Justice na UCLA (Universidade da Califórnia) e professora da Tufts University, é autora de mais de 160 publicações científicas.
Tradutores: Mayumi Ilari, Rodolfo Ilari
***
“Neste bem pesquisado livro, Wolf apresenta argumentos lúcidos para ensinar nosso cérebro a abraçar a era da tecnologia digital.” - Alberto Manguel
“Maryanne Wolf vai para o cerne da questão: ler é um ato político e a velocidade da informação pode diminuir nossa capacidade de pensamento crítico.” - Corriere della Sera
“Este rico trabalho da cientista Maryanne Wolf trata de uma questão urgente: como os dispositivos digitais afetam o cérebro leitor? Wolf explora as camadas cognitivas abaixo da superfície das palavras, a desmotivação das crianças saturadas pelos estímulos em telas e o poder da leitura profunda e de textos desafiadores.” - Nature
“A era digital está efetivamente remodelando o circuito de leitura de nossos cérebros. Mas há esperança, argumenta Wolf: a leitura profunda, contínua, é vital para desenvolver novamente a atenção e manter o pensamento crítico, a empatia e outras habilidades em perigo de extinção.” - The Wall Street Journal
“Wolf mantém os pés no chão ao apresentar sugestões para ensinar crianças pequenas a serem competentes, curiosas e contemplativas em um mundo inundado por estímulos digitais. Este é um chamado claro para pais, educadores e desenvolvedores de tecnologia para trabalhar com o objetivo de reter os benefícios da leitura, independentemente do suporte.” - Publishers Weekly
Saiu na imprensa:
Sem pressa para ler - Coletiva.net
A era da distração - Estadão
O que fizemos de nossa vida? - Estadão
Livros virtuais vendem mais na pandemia, mas será que deixam a leitura superficial? - Folha de S. Paulo;
Vídeo: "Leitura em telas é mais superficial, afirma pesquisa" – Jornal da Band
"Hábitos digitais estão 'atrofiando' nossa habilidade de leitura e compreensão?" – BBC Brasil
"Como o meio digital afeta o cérebro e a leitura" – Revista Época
"O cérebro digital e a incapacidade de processar dados" – Two Sides
"O cérebro é maior do que o céu" – Leandro Karnal para O Estado de S.Paulo
"Computadores contra a leitura" – Hélio Schwartsman para Folha de S.Paulo
"'Não deixe que as telas digitais sejam tudo', alerta a neurocientista Maryanne Wolf" – André Cáceres, O Estado de S.Paulo
"O cérebro no mundo digital é escrito por uma neurocientista em forma de cartas ao leitor" – UAI e+
"Menos gadgets, mais livros" – Revista Crescer - setembro/2019
"Clube do Livro por Antonio Fagundes: ouça o primeiro episódio do podcast" – Gshow - Bom Sucesso
"Antonio Fagundes reflete sobre inteligência humana e sociedade no novo episódio do Clube do Livro" – Gshow - Bom Sucesso
"Antonio Fagundes indica obras favoritas em podcast de literatura" - Gshow - Bom Sucesso
"Leitura profunda e o Pisa" - Estadão
"Formar leitores para o século 21" - Folha de S.Paulo
"Resenha: O cérebro no mundo digital, de Maryanne Wolf" - Momentum Saga
"Ler em um formato diferente é ler pior?" - ElPaís
"Leitura e Fundeb" - Folha de S. Paulo
O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era - Revista 451
Brasileiro não lê. Mito ou verdade? - Artigo Jaime Pinsky - Correio Braziliense
Para estudar, o papel vence a tela - Isto É;
Desconecte-se. Sua saúde mental agradece - Jornal MT Norte;
Vida leitora começa na primeira infância, diz neurocientista - Porvir.org;
'Leitura nos modifica em todas as fases da vida', diz pesquisadora - Portal R7;
Estudos mostram que ler textos em suportes impressos é mais saudável - Revista Veja;
Como a tecnologia mudou nossos hábitos de leitura - Terra;
Nossos alunos precisam de livros? - Estadão
Por que cientistas defendem livros didáticos em papel - BBCNews
Letramento emergente lúdico na infância e alfabetização: desatando nós da desigualdade social - Jornal da USP
Educação Infantil: o papel do professor e o impacto na vida escolar - Educar
Benefícios da leitura para a saúde mental e física - Terra Saúde
Por que ler faz bem à saúde?
Exercitar a mente como o corpo - Sábado Pt
5 razões que explicam por que ler no papel é mais vantajoso para aprender - Guia do Estudante
Vídeos:
Excelente
A questão do aprendizado no texto impresso e no texto digital é crucial para a consolidação e evolução do cérebro humano. As relações consigo mesmo e com o mundo exterior, a fixação e irradiação do conhecimento também são temas interessantes abordados neste excelente livro. Recomendo a todos que se debruçam sobre o papel do livro impresso, desde Gutemberg, até o advento da internet, do livro digital e das redes sociais, e suas consequências para o futuro da humanidade.
Excelente!
Uma obra fundamental, com tradução primorosa de Rodolfo Ilari e Mayumi Ilari. O conteúdo desse livro é tão importante para os dias atuais que devemos gratidão aos tradutores e à Contexto por publicá-lo em nosso país. Excelente. Realmente, excelente!