Entrega | Frete | Prazo |
---|---|---|
Digite um CEP e clique no botão OK. |
Autores: | Ivã Carlos Lopes Nilton Hernandes |
ISBN: | 978-85-7244-283-1 |
Formato: | 16 x 23 cm |
Lombada: | 2,0 cm |
Peso: | 0,428 kg |
Acabamento: | Brochura |
N. de páginas: | 288 |
Assunto: | Língua portuguesa |
Recém-saída do nascedouro, em fins da década de 1960, a Semiótica foi atingida por uma verdadeira cruzada antiestruturalista que impediu a difusão de seus métodos no âmbito das Ciências Humanas, tanto na Europa como no Brasil. O interesse dessa teoria pela construção do sentido nos textos verbais e não-verbais era então interpretado como uma visão redutora de uma realidade social e psicológica mais ampla que teria primazia sobre esses conteúdos textuais. Se as bases da semiótica de A. J. Greimas estavam realmente fincadas em princípios estruturais, seus projetos para o futuro eram bem outros: compreender não só a organização dos enunciados, mas também a instância e os mecanismos da enunciação; descrever não só a razão, mas também a emoção que acompanha os discursos; identificar valores éticos, estéticos e políticos; desvendar as estratégias persuasivas implicadas em toda a comunicação; analisar as atuações publicitárias e as manifestações artísticas de um modo geral. Enfim, os projetos eram ambiciosos e, felizmente, persistiram na pena de poucos, mas decididos, estudiosos da construção do sentido. Hoje, com a publicação deste volume, dedicado à análise de textos mitológicos, políticos, publicitários, literários, de filmes, canções, histórias em quadrinhos, espetáculos de dança e até locução esportiva, temos a sensação de que a Semiótica ressurge, madura e bem articulada, para ocupar o lugar que sempre lhe pertenceu de direito no seio da vida social.
Autores:
Adail Sobral Ana Cristina Fricke Matte Antonio Vicente Pietroforte Iara Rosa Farias José Roberto do Carmo Jr. Kary Alessandra Motta |
Marcelo Machado Martins Márcio Coelho Marcos Antônio Lopes Marcos Lopes Mariana de Rosa Trotta Norma Discini |