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Quando Ninguém Educa: questionando Paulo Freire

Quando Ninguém Educa: questionando Paulo Freire

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Autor: Ronai Rocha
ISBN: 978-85-520-0017-4
Formato: 16 x 23 cm
Lombada:  1,0 cm
Peso: 0,251 kg
Acabamento: Brochura
N. de páginas: 160
Assunto:  Educação


Leia um trecho

A crise na educação brasileira é inegável. A baixa qualidade das aprendizagens, a estagnação do desempenho escolar nos testes padronizados, a pouca relevância do aumento dos anos de estudo na vida do aluno, a crescente evasão escolar em todos os níveis, o aumento da distorção idade-série e tantos outros problemas são evidências disso. Mas onde se localizam as raízes teóricas da atual crise educacional que vivemos? Neste livro, o professor Ronai Rocha se dedica a desvendar e a compreender o pensamento teórico dominante no cenário educacional e pedagógico brasileiro.
O autor realiza um movimento esclarecedor sobre as raízes da reflexão sobre educação no país, que incidem até hoje na formação de nossos professores. E mostra como uma maneira peculiar de ler Paulo Freire afeta o ensino no Brasil.

Gisele Secco
Um desafio

O livro do professor Ronai Rocha é um desafio: consiste na tentativa de mostrar como algumas maneiras de ler Paulo Freire desaguaram em ideias pouco férteis para a reflexão sobre a escola e a universidade, e para as práticas educacionais nestes ambientes. Para mostrar o que pretende, o professor Rocha contextualiza a elaboração de um livro, a Pedagogia do Oprimido, revelando alguns pressupostos epistemológicos frágeis e pondo em adequada perspectiva as esperanças que se pode alimentar com relação à atualidade das teses derivadas daqueles pressupostos. O livro certamente pode incomodar leitores menos afeitos a críticas tecidas nos moldes do que aqui se propõe, ainda mais em um momento politicamente delicado como o que o Brasil enfrenta quando de sua publicação. Por outro lado, pode ser visto como um convite à autoanálise e ao que de melhor delas pode se seguir: um efetivo aprimoramento de nossas reflexões sobre educação, sobre o papel da escola na formação de crianças e adolescentes...


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